Trabalhos/artigos
É um tipo de tecido conjuntivo frouxo que observa predominância de células adiposas.
FUNÇÕES
É o maior depósito corporal de energia, sob a forma de triglicerídeos. As células hepáticas e o músculo esquelético também acumulam energia, mas sob a forma de glicogênio.
Modela a superfície, sendo em parte responsável pelas diferenças de contorno entre o homem e a mulher.
Contribuir para o isolamento térmico do organismo. Preenche espaços entre outros tecidos. Auxilia a manter certos órgãos em suas posições normais. Tem atividade secretora, sintetizando diversos tipos de moléculas.
VARIEDADES
Tecido Adiposo comum, amarelado ou UNILOCULAR.
Quando as células estão completamente desenvolvidas, contêm apenas uma gotícula de gordura que ocupa quase todo o citoplasma.
Tecido Adiposo pardo ou MULTILOCULAR
Formado por células que contêm numerosas gotículas lipídicas e muitas mitocôndrias.
TECIDO ADIPOSO UNILOCULAR
Apresenta septos de conjuntivos que contêm vasos e nervos. Desses septos partem fibras reticulares que vão sustentar as células adiposas.
A vascularização do tecido adiposo é muito abundante, tendo uma relação com o VOLUME CAPILAR SANGUÍNEO x VOLUME CITOPLASMA, é maior no tecido adiposo do que no músculo estriado
DEPOSIÇÃO
Uniforme: forma uma camada espessa sobre a pele por todo o corpo do recém nascido. (panículo adiposo)
Seletiva: controlada em parte por hormônios sexuais e pelos hormônios adrenocorticais, (com a idade desaparece em algumas áreas e desenvolve-se em outras)
O Tecido Adiposo unilocular e o multilocular são inervados por fibras simpáticas do sistema nervoso autônomo. As terminações nervosas no tecido unilocular são encontradas na parede dos vasos sanguíneos, e apenas alguns adipócitos são inervados. Já no tecido multilocular as terminações nervosas simpáticas atingem diretamente tanto os vasos sanguíneos como as células adiposas. O tecido Unilocular também é um órgão secretor, sintetizam várias moléculas como leptina, que