Trabalhos anhanguera
A qualidade da água é essencial para o consumo humano e devido a problemas como escassez, estiagens e cheias, ocorrem interferências que podem ocasionar diversos transtornos as populações e para determinar à qualidade dessas águas, são utilizados parâmetros que caracterizam suas propriedades físicas, químicas e biológicas, que possibilita a identificação da qualidade e de impurezas e contaminações.
Parâmetros Físicos
Nos parâmetros físicos, o calor é uma medida importante, pois interfere em algumas das propriedades da água como a densidade, viscosidade, oxigênio dissolvido, havendo impacto sobre a vida aquática A temperatura pode variar em função de fontes naturais como energia solar e fontes antropogênicas (despejos industriais e águas de resfriamento de máquinas).
O sabor e o odor resultam de causas naturais como algas, vegetação em decomposição bactérias, fungos e compostos orgânicos tais como gás sulfídrico, sulfatos e cloretos e artificiais (esgotos domésticos e industriais) sendo utilizada com o padrão de potabilidade uma água completamente inodora.
A cor resulta da existência de substâncias em solução presente na água podendo ser causada pelo ferro ou manganês, pela decomposição da matéria orgânica da água (principalmente vegetais), pelas algas ou pela introdução de esgotos industriais e domésticos, sendo utilizado padrão de potabilidade a intensidade de cor inferior a 5 unidades. A turbidez é a presença de matéria em suspensão na água como argila, silte, substâncias orgânicas, organismos microscópicos e outras partículas, utilizando como padrão de potabilidade a turbidez inferior a 1 unidade.
Os sólidos em suspensão, são resíduo que permanece num filtro de asbesto após filtragem da amostra. Podem ser divididos em:
Sólidos sedimentáveis: sedimentam após um período de repouso da amostra;
Sólidos não sedimentáveis: somente podem ser removidas por processos de coagulação, floculação e decantação.
Os