Trabalhos Administração da Produção
Luciana Fares (lucianafares@yahoo.com.br)
Pós-Graduação em Administração de Empresas – 2008
Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU
Resumo: Este resumo visa à identificação e define as necessidades de um Sistema de Arranjo Físico de Instalações (Layout) em centros de trabalho. Deste estudo, foram analisados os arranjos físicos por produto e por processo, arranjo físico de posição fixa, modelo carga/distância, arranjo físico por computador. A exemplo disso foi feita uma abordagem de Layout em uma loja de varejo para exemplificar na prática essa ferramenta que impulsiona o mercado consumidor. O planejamento de arranjo físico (Layout) é uma ferramenta que possibilita agir com objetividade na tomada de decisões sobre como serão disponibilizados os centros de trabalho, de modo a facilitar o processo de produção, tornando-o rápido, eficaz e seguro. Com a concorrência acirrada e a unificação dos mercados, as empresas convivem com uma demanda por produtos e serviços com maior qualidade e para atender a essas exigências, a flexibilidade e a adaptabilidade frente às mudanças é essencial.
Palavras-chave: Arranjo físico; Layout; Produção; Modelo; Loja.
1. Introdução
O Plant Layout tem como filosofia a eficiência industrial e empresarial. O planejamento de um arranjo físico de instalações torna o processo de tomada de decisões mais prático sob a forma de como são dispostos os centros de trabalho. Podemos elencar como centro de trabalho: um departamento, equipamentos, grupo de pessoas, máquinas, estações de trabalhos, uma sala ou onde houver um agrupamento, etc.
O Just-In-Time engloba o projeto inteiro e sua capacidade deve estar focada para a otimização da fabricação, o custo, a qualidade e a demanda, minimizando o uso de recursos humanos e materiais, a fim de se obter uma melhoria crescente na produção, inclusive com mudanças de Layout. Dentre as mais importantes decisões, estão: racionalizar