Trabalhos acadêmicos
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA
Engenharia Biomédica
Igor Neiva
CIMENTOS: Tipos, Aplicações e Reações
Prof.: Célsio Cipriano
Belo Horizonte
Março/2013
Igor Neiva
CIMENTOS: Tipos, Aplicações e Reações
Trabalho Acadêmico apresentado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, sobre cimentos.
Belo Horizonte
Março/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................1
2.CIMENTO PORTLAND....................................................................................4
3.PROCESSO PARA A FABRICAÇÃO DO CIMENTO......................................7
4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................11
1. INTRODUÇÃO
O Cimento é um material cerâmico em estado de pó fino que ao misturado com a água, ganha forma e consistência de forma gradativa para se tornar o principal material de construção ligante entre outros materiais agregados. Existem diversos tipos de cimento capazes de exercer sua qualidade aglomerativa.
Podemos dividi-lo em três grupos distintos: os que endurecem em reação com CO2, os que endurecem com água (cimentos hidráulicos) e resistentes a ácidos. Os que são endurecidos com ar seriam a cal aérea, gipsita, e cal magnesiana.
No grupo que reage ao CO2 temos a cal aérea que é utilizada para construções e rebocos, a gipsita, ou mais conhecida como gesso, é principalmente aplicada em artigos decorativos e cal magnesiana na confecção do papel sulfite. De um modo geral, a cal pode ser adquirida pelo calcário, dolomita, giz, mármore e ostras pelo contato com o calor, gerando a reação CaCO3 → CaO (cal) + H2O. Ao endurecer, reage com a água formando o hidróxido de cálcio que quando absorver o CO2 do ar regenera o carbonato de cálcio. Já o gesso, é formado a partir de uma reação exotérmica com a gipsita. A fórmula seria: CaSO4.2H2O → CaSO4.0,5H20(gesso) + 1,5H2O.