Trabalhos Acadêmicos
A leitura como um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas, não importando por meio de que linguagem.
DESENVOLVIMENTO
Autora do livro “O que é leitura”, Maria Helena Martins defende que a ideia de leitura não deveria ser restrita às letras, mas sim a todas as nossas interpretações do que acontece ao nosso redor, pois estas condições exteriores ou objetivas influem diretamente nas nossas condições interiores ou subjetivas e esta segunda condição é a que define a forma que interpretaremos tanto o mundo quanto os textos escritos.
A relação leitura, letras é predominante devido à mistificação da pessoa letrada e da informação escrita. Esta mistificação resulta em convenções, como o nível de leitura considerado correto e o objeto de leitura. Estas convenções afastam os iletrados da leitura e da cultura e impedem o educando de desenvolver sua própria técnica de aprendizagem e leitura.
O livro Destaca-se que a leitura não é apenas as das palavras, mas a da leitura de mundo, sendo necessária a observação do que temos a nossa volta, cita também exemplos de como pessoas apaixonadas pela leitura, se tornaram escritores. Inicia-se mostrando o quanto pode ser amplo o sentido de leitura, não se restringindo à palavra escrita, mas um infinito de possibilidades, tais como imagens, sons, fotografias, situações e tantas outras leituras e interpretações do mundo que podemos fazer o que nos possibilita ler antes do contato com a escola. O simples fato de uma criança folhear um livro ou revista, observar suas figuras, sentir a textura das folhas, selecionar exemplares por tamanho ou por quaisquer itens que chamem sua atenção indica interesse pelo universo da leitura, que pode e deve ser incentivado pelos pais desde pequenos, lendo para eles, permitindo o manuseio de livros, revistas, jornais e principalmente mostrando que eles gostam de ler, este com certeza é o maior