Trabalhos acadêmicos
Em Janeiro de 1966, chegou a capital indiana Nova Delhi, a notícia de que o primeiro-ministro Lal Bahadur Shastri, havia falecido de um ataque cardíaco. Bruscamente toda a índia entrou em agitação, pois quem sucederia Shastri liderando o partido governante e o congresso nacional indiano?
A disputa ficou entre o veterano político Morarji Desai, o orgulhoso e influente ministro das Finanças, e sua colega do ministério da informação e radiodifusão, Indira Gandhi?
Indira era filha do estadista indiano Jawaharla Nehru, que juntamente com Mohandas Gandhi, fora um dos arquitetos da independência indiana que ocorreu em 1947. Como a eleição se aproximava os partidos se se movimentavam rapidamente para garantir o cargo, porém os inúmeros inimigos de Desai,bloquearam sua eleição apoiando Indira Gandhi, este apoio foi o suficiente para virar a eleição a favor dela, vencendo as eleições com 355 contra os 169 obtidos por Desai.
Em 19 de Janeiro de 1966, Indira tornou-se a primeira mulher na história da Índia a ocupar o cargo de primeiro-ministro.
Em 50 anos antes dessa data, a simples ideia de que o primeiro ministro da índia seria uma mulher era inconcebível. E alguns séculos antes disso a própria ideia de uma índia unificada eram descabidos, pois e a índia era uma terra de grandes riquezas naturais: os exploradores europeus que exploravam as longínquas índias levavam para suas terras não apenas as histórias maravilhosas que se passavam, mais também especiarias como pimentas, gengibre, canela, desse modo passando a ter grande procura no mercado