Trabalhos academicos
Freud reúne neste artigo algumas recomendações aos analistas acerca das regras e técnicas utilizadas, as quais foram desenvolvidas a partir das suas praticas e experiências longo dos anos, essa regras e técnicas sofreram algumas modificações com base nos resultados.
Freud, afirma que este artigo servira para poupar os médicos de esforços desnecessários e adverte que suas recomendações são pautadas em sua individualidade.
A primeira recomendação que Freud nos faz e acerca das anotações feitas sobre o paciente, ainda que o analista atenda vários ao dia. Não deve ser dedicada atenção especial a qualquer informação trazida pelo paciente. Freud sugere que se deva utilizar a atenção flutuante, que esta consiste em evitar uma fadiga da atenção, já que não se poderia manter por muitas horas , além de evitar o risco de inclinações por focar atenção em alguns pontos deixando outros de lado, fazendo escolha de algum material segundo nossas expectativas, correndo o risco de nunca achar algo além do que já se sabe. Freud, nos fala que não devemos esquecer de que tudo que escutamos do paciente só fara sentido posteriormente. E regra de prestar atenção flutuante a tudo o que o paciente lhe relata, seria a contrapartida a exigência feita ao paciente, que deve comunicar tudo sem critica ou seleção. A regra para o analista seria “ manter toda influencia consciente longe de sua capacidade observação e entregar-se totalmente a sua memoria inconsciente”(p.150). O que se traduz em escutar e não sem preocupar em notar alguma coisa. Segundo Freud, se o analista se posicionar assim ele estará preparado para as exigências durante o tratamento. Pois as informações que se apresentam como desconexas no momento oportuno virao a lembrança quando algo novo for trazido pelo paciente.
Freud, nos alerta também a respeito das notas, escrever sobre o que o paciente relatou não e indicado, pois ai também teria material pessoal do