trabalhos academicos
Por que nasceu a medicina social? Por conta que antigamente a sociedade estava em transformações, e havia grande aumento na produção e consumo de 'coisas' e nas empresas onde o povo mais pobre trabalhava estavam começando se desfalcar por conta de epidemias e essas epidemias significava uma coisa, que era a queda de produção. Então o Estado passou a assumir a responsabilidade de saúde coletiva, a saúde social.
Houve então 3 etapas: Etapa Alemã/Francesa/Inglesa
Alemanha> Medicina de Estado: Caracaterizada pelo regulamentaçãp da formação do profissional da saúde. "Saber, fazer médico''.
Francesa> Urbanização: Espacos de Moradia/ Uma reorganização do espaco urbano. Ampliando ruas, aveninas/ Uma infraestrutura Sanitária! Ou seja, começa a reorganizar o espaço da saúde pela cidade, infraestrutra, saneamento básico.
Inglesa> Dos pobres, espaços de moradia da pobreza, é do meio da pobreza que surgem as epidemias, por isso a intervenção do Estado é invaziva.
Resultado: Medicina ADM(Parte do Estado/regula/fiscaliza); privativa ; assistencial(saúde pública).
A Casa dos Loucos
A Loucura até o Sec dezoito, era vista como algo que não apresentava riscos a sociedade, então não haviam internações nem similaridades .
A partir do Sec X!X da-se a prática da intervenção, que é quando nascem os hospitais psiquiatricos ou seja Institucionaliza-se a Loucura!!
Haviam critérios clínicos e psicosociais que definiam que o louco era um desajustado clínico(desordem mental) e social(não aceito na sociedade). O tratamento do 'louco' era na base de choques, camisas de força, até mesmo a Lobotomia!
No meio do interior do Hospital psiquiatrico, havia uma duvidosa relação entre o Sujeito Conhecedor(médico) e o paciente(objeto conhecido,louco).
No decorrer do tempo começou-se a perceber que o processo de intervenção inves de curar, piorava o ''louco'', pois não estava curando e sim multiplicando a doença!!
Daí em diante, começaram a questionar tais