Trabalhos academicos
Departamento de Computação
Academicos:
Leonardo Ferreira, Elder Rodrigo, Alysson Ferreira, Fabricio Henrique
Prof: Carlinhos Viana
Tema:
Software Livre
Introdução
Em 1980 foram criados os primeiros projetos organizados de forma consciente para serem software livre, assim como foram estabelecidos os fundamentos éticos, legais e financeiros desse movimento. Em 1984, Richard, então funcionário do laboratório de inteligência artificial do (AI Lab), deixou seu emprego e começou a trabalhar no Projeto GNU. Além disso, para institucionalizar o Projeto GNU, bem como obter fundos para desenvolver e proteger o software livre, de acordo com os princípios éticos que ele publicou no Manifesto GNU, Stallman fundou a Free Software Foundation (FSF). Dessa forma, definitivamente nomeado, nasce o Movimento do Software Livre.
Software Livre, software de código aberto ou software aberto é um conjunto de rotinas escritas, ele da ondem a uma maquina, e essas rotinas é oque chamamos de código fonte, ou seja, qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo, e a redistribuição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre, e com a disponibilização do seu código-fonte.
A Free Software considera um software como livre quando atende as quatro tipos de liberdade para os usuários, São eles:
Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades; Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo; Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.
As diferenças entre Software Livre e Código Aberto
Em 1998, um grupo de personalidades