Trabalhos academicos
LÍNGUA PORTUGUESA
Os “momentos de branco” (último parágrafo do texto
01) podem ser entendidos como:
Texto 01:
Perder a concentração ao dirigir
(A)
(B)
(C)
(D)
Um motorista já habituado tem uma série de rotinas automatizadas. Todos já ouviram a expressão
“não sei como cheguei em casa, não prestei atenção no caminho”. Isto não significa que a pessoa é má motorista ou age com irresponsabilidade.
A prática constante torna isto possível. O cérebro é capaz de funcionar em uma modalidade de
“piloto automático” em situações já muito conhecidas, reduzindo, assim, a demanda de esforço cognitivo.
Nestes casos, havendo uma situação nova – por exemplo, uma rua interditada ou caminho desconhecido, o foco da atenção passa a estar novamente no caminho e nas decisões que levarão ao lugar desejado.
Motoristas menos experientes ou inseguros podem perder a concentração, especialmente em situações de maior tensão, como uma freada brusca ou percepção de perigo ao redor. A perda da concentração tem muito a ver com o “branco”, comum em pessoas com medo ou insegurança para dirigir.
Esta redução da concentração pode levar a erros incompatíveis com o conhecimento e competências da pessoa, como esquecer como mudar a marcha do carro, soltar o freio de mão antes de acelerar, se esquecer de olhar para o lado em um cruzamento...
Assim como os momentos de “branco”, a perda da concentração tem relação com a ansiedade e com alterações no sistema nervoso autonômico diante de situações interpretadas como potencialmente perigosas. (A)
(B)
(C)
(D)
Questão
05
Assinale a alternativa concordância verbal:
(A)
(B)
(C)
(D)
CORRETA
quanto
à
Haverão mais carros por toda a cidade durante o feriado. Haviam mais manifestantes nas ruas, barrando o trânsito da avenida principal.
Há possibilidades de acidentes na rodovia movimentada. Fazem muitos dias que pedestres não sofrem acidentes 06
A palavra que