Trabalhos academicos
Danilo Lopes Baião
Gabriela Bastos de Souza
Giovani Luiz Paternostro
Lilian Oliveira dos Santos
Unicastelo- Educação Física Bacharelado- 2012
RESUMO
INTRODUÇÃO
O ser humano, através dos tempos, vem procurando criar meios para tornar sua vida cada vez mais cômoda e repleta de facilidades, sendo que, a evolução industrial de bens de consumo tem oferecido um estilo de vida mais confortável a cada dia. Essas comodidades trouxeram, como contrapartida, o sedentarismo e diversos fatores que influenciam na má qualidade de vida das pessoas.
O sedentarismo é caracterizado pela ausência de atividade física regular, atualmente é considerado tão prejudicial á saúde quanto qualquer outro tipo de doenças, podendo acarretar um custo econômico a médio e longo prazo, para o indivíduo, a família e para a sociedade (CONFEF2004).
A vida moderna tem como consequência diversos malefícios á saúde, como por exemplo, a obesidade, os quais alertaram ao ser humano que, as comodidades são-lhe úteis, no entanto, faz-se necessário igualmente cuidar do aspecto físico do corpo. Então, atualmente a qualidade de vida é um fator que almejado pela maioria da população e representa uma necessidade permanente.
Com a crescente difusão de informações e imagem a respeito de saúde, as pessoas passaram á sentir uma necessidade em cuidar do próprio corpo e obter um organismo mais saudável, mantendo um equilíbrio entre as faculdades físicas e as mentais, base para o desenvolvimento harmônico do ser. Portanto, as pessoas iniciam a prática de atividade física por motivos variados.
Desta forma, esta pesquisa pretende confirmar quais os motivos da adesão á prática de atividade física de um grupo na fase da vida adulta intermediaria.
A PRÁTICA DE ATVIDADE FÍSICA E A FASE DA VIDA ADULTA I NTERMEDIÁRIA
O sedentarismo é considerado a doença do século e está associado ao comportamento cotidiano, decorrente dos