Trabalhos academicos
O OLHAR EM SARTRE: RELAÇÃO ENTRE O EU E O OUTRO1
Maria Ivone Camargos Silva*
Silvano Severino Dias**
Vani Terezinha de Rezende***
RESUMO
O objetivo deste estudo é investigar a relação entre o olhar do eu e o do outro, com base no capítulo
“O Olhar” da obra de Sartre O Ser e o Nada. Propomos averiguar quais os conflitos gerados na descoberta do eu diante do outro e os artifícios usados para esconder-se perante o outro. Para isso buscaremos expor o incômodo do olhar do outro em mim e a relação que se estabelece a partir do momento em que o eu toma consciência do outro.
PALAVRAS-CHAVE: Olhar. Inferno. Incômodo. Eu. Outro.
INTRODUÇÃO
No contexto atual observamos como é grande a dificuldade existente em um relacionamento interpessoal: há um abismo enorme entre as pessoas, as quais não conseguem mais se relacionar no dia a dia, conversando, dialogando. É visível o medo ou receio de se
“mostrar”, criando dessa forma uma barreira invisível e intransponível para chegar ao outro.
Tal situação pode ser observada na busca cada vez mais freqüente, por exemplo, de relacionamentos virtuais. Nestes as pessoas não assumem a sua própria identidade perante si mesmas e os outros.
Diante disso, podemos perguntar: por que buscar meios de fuga para não serem vistas e
conhecidas,
escondendo-se,
ao
contrário,
em
sua
“clausura
interior”,
metamorfoseando-se em coisa?
Tentaremos responder a essas indagações utilizando como base de nossas reflexões o capítulo “O olhar” da obra de Sartre intitulada O Ser e o Nada, e, como apoio, além de outros textos de Sartre, textos de comentadores da obra bem como obras afins, que poderão servir de auxílio ao tema.
1
TCC apresentado na disciplina PLOVII em 2008 sob a orientação do prof. Ms. Silvano Severino Dias e da profª Dra. Vani Terezinha de Rezende.
* Bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Uberlândia.
**
Mestre pela