Trabalhos's
1149 palavras
5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVAFACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
MODELAGEM
Vivemos em uma sociedade onde os princípios da globalização sustentam a economia mundial, sendo o constante avanço tecnológico o principal fator que gera ininterruptas modificações em todo o mercado econômico global. A partir de tantas mudanças, a indústria é obrigada a renovar e adaptar cada vez mais seus sistemas de produção, sempre com o objetivo de aperfeiçoar os seus produtos e diminuir significativamente o custo para produzi-los, formando um sistema eficiente e competitivo no mercado consumidor globalizado.
Se imaginarmos a grande dificuldade que representaria a construção de um transatlântico, de um avião, de uma usina hidrelétrica ou de uma indústria automobilística, partindo direto para a fase de fabricação, não seria de espanto algum se os resultados não fossem nem um pouco satisfatórios. Nesse caso comprometeriam as três preocupações mais constantes da engenharia: segurança, custo e eficiência do sistema.
Mesmo quando a construção do produto é relativamente mais simples, há sempre a necessidade de algum tipo de planejamento. Surge então à necessidade de um engenheiro para modelar o problema, do jeito mais adequado, para em seguida coloca-lo em operação. Modelar em um papel, em um esquema com figuras e palavras, em uma computação gráfica, ou num laboratório o produto final, tornou-se indispensável para a construção de tudo e qualquer produto.
Modelar significa representar o Sistema Físico Real (SFR), ou parte dele, em forma física ou simbólica, desta forma, podemos representar o produto antes da sua concretização, usando artifícios que possam antecipar ou descrever o seu comportamento com melhor entendimento. Desta forma, modelagem está relacionada ao ato de modelar, ou seja, é representar o SFR; a atividade de construir um modelo para descrever um fenômeno, a arte de transformar um modelo mental em um sistema físico, representando-o