TrabalhoGuerreiroABNT07Abril 2
698 palavras
3 páginas
1. Pesquisa: Referências projetuais - Designers.1.1 Pesquisa de similares: exemplos de projetos.
A joalheria Ag Guerreiro tem lojas em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e no exterior. As referências a seguir são das cidade de São Paulo e Campinas no interior do estado de São Paulo. A primeira loja foi projetada pela arquiteta Zize Zink e o segundo projeto foi feito pelos arquitetos e sócios Nórea de Vitto e Beto Galvez.
Arquiteta Zize Zink, loja Iguatemi cidade de São Paulo.
Arquitetos Nórea de Vitto e Beto Galvez, loja Galeria de Campinas.
H.Stern Nova York, arquitetas Adriana Valle e Patrícia Carvalho.
H.Stern Shopping Rio Design Barra na cidade do Rio de Janeiro, arquiteta Bel Lobo.
Análise.
O conceito da joalheria H.Stern é de aconchego, luxo e requinte. As lojas têm a madeira e o vidro como materiais principais na sua arquitetura, que deixa o ambiente aconchegante e dá transparência e leveza para que os produtos se destaquem na loja. As linhas retas, na maioria verticais, transmitem imponência e status de poder. Os tons sóbrios, deixam o ambiente agradável para que o público permaneça no local por mais tempo. A iluminação evidencia os produtos e destaca toda a estrutura da loja com iluminação geral e pontual.
A joalheria Guerreiro se assemelha a H. Stern pelo uso da madeira, do vidro e das cores neutras. Porém a estrutura da loja Guerreiro é mais leve e jovial, menos clássica e mais contemporânea.
Loja Vivara Shopping Higienópolis, São Paulo, arquiteto Maurício Queiroz. Análise.
A joalheria Vivara tem em toda sua estrutura o uso de madeira, vidro, espelho, cores neutras, linhas retas e uma iluminação geral e artística, com um estilo contemporâneo e tradicional. O ambiente da loja transmite conforto, elegância e status de poder.
A semelhança com a loja Guerreiro são dos materiais usados na arquitetura, a elegância dos móveis contemporâneos e a sensação de aconchego.
Uma diferença que se destaca entre a Vivara e a