TrabalhoFinalSO Arquivos ES Seguranca
4040 palavras
17 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁDEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ERIKSON FRANCISCO PILARSKI
SISTEMAS DE ARQUIVOS
ENTRADA E SAÍDA
PROTEÇÃO E SEGURANÇA
SISTEMAS OPERACIONAIS
PONTA-GROSSA
2014
1. INTRODUÇÃO
Um sistema de arquivos é um conjunto de rotinas e estruturas lógicas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido e demais dispositivos de armazenamento. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados.
Entrada e saída, uma das principais e mais complexas funções do
Sistema
Operacional.
A
maior
parte
da
gerência
de
E/S
trabalha
independentemente de dispositivo, permitindo a comunicação dos processos com qualquer tipo de periférico, proporcionando maior flexibilidade.
2. SISTEMA DE ARQUIVOS
O Sistema de Arquivos é a parte mais visível de um Sistema
Operacional, pois a manipulação de arquivos é uma atividade freqüentemente realizada pelos usuários, devendo sempre ocorrer de maneira uniforme, independente dos diferentes dispositivos de armazenamento.
2.1. Arquivos
Os arquivos são constituído de informações logicamente relacionados, podendo representar programas ou dados, ou melhor, é um conjunto de registros definidos pelo sistema de arquivos. Um arquivo pode ser identificado por um nome, com formato e extensão máxima variando conforme o sistema operacional. Alguns Sistemas Operacionais definem o arquivo em duas partes, possibilitando a identificação do seu tipo através da segunda parte, como
exemplo:
MeuPrograma.exe