TrabalhoFinalPcedI
2463 palavras
10 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOALicenciatura em Eng.ª Civil
PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E EDIFICAÇÃO –
5.º Semestre – 2012/2013 Paredes de Contenção com Estacas Moldadas e Paredes Moldadas
LISBOA, 05 de Junho de 2013
Índice
Introdução 5
Paredes Moldadas 6
Paredes Moldadas 7
Funções do Muro-Guia 9
Paredes moldadas ancoradas 19
Estacas Moldadas 20
Estacas Espaçadas 21
Estacas Tangentes 22
Estacas Secantes 23
Estacas executadas com tubo moldador 24
Lamas Bentoníticas 26
Trado Contínuo 27
Vantagens e desvantagens 28
Materiais e Equipamentos 30
Complementos 31
Ancoragens 32
Pregagens 32
Introdução
As contenções periféricas são utilizadas na construção civil para a valorização dos terrenos nos grandes centros urbanos, permitindo o aproveitamento dos terrenos com a criação de caves para estacionamento automóvel, tanto para residências particulares assim como para espaços públicos como grandes superfícies comerciais. Contenções essas que cada vez têm sido mais desenvolvidas com o avanço das novas tecnologias aplicadas às obras de Engenharia Civil.
As condicionantes existentes numa obra, tais como, profundidade de escavação, tipo de solo, existência de nível freático, arruamentos e construções confinantes, área de manobra para os equipamentos, ruídos e vibrações produzidos pelos equipamentos, conduzem à necessidade de implementar soluções de contenção.
As principais soluções poderão ser:
- Estacas Moldadas (tangentes, secantes ou espaçadas);
- Paredes Moldadas;
- Paredes tipo Berlim
Paredes Moldadas
As Paredes Moldadas consistem em elementos estruturais construídos “in situ” por meio de escavações no terreno de valas profundas e largas. Este sistema é utilizado quando se pretende construir escavações a grandes profundidades em locais com suficiente espaço de manobra para a mobilidade dos equipamentos necessários. Em locais urbanos com presença de edifícios e construções circundantes, mas também em terrenos com níveis freáticos importantes