trabalhodidatica

482 palavras 2 páginas
Modelo de Plano de Aula

Disciplina: História da arte
Tema da aula: Vanguardas modernistas: Futurismo
Professores: Jonathas Silva Leão, Lucas Prado Cardoso e Ricardo Zanquetta

Objetivo Geral: Facilitar aos alunos a conceitualização estética do futurismo em suas diversas linguagens artísticas e a relação com o momento histórico social e seus desencadeamentos. Por mais suas ideias de progresso industrial e tecnológico.
Objetivos Específicos: Os alunos deverão ser capazes de entender o movimento de estetização da política e politização da estética, a política usando de ferramentas sensíveis e a arte usando de ideias políticas na Europa. E relacionar isso aos acontecimentos históricos do século XX, como as duas grandes guerras. Os alunos também serão capazes de por em cheque a questão do desenvolvimento como progresso econômico, industrial. E sim como desenvolvimento o progresso do social, para se acentuar os problemas sociais.

Metodologia: Humanista.
Desenvolvimento da aula:
Primeiro momento, apresentação da obra “Trem em movimento”. Cabe ao momento a apresentação da obra e a reflexão dos alunos acerca dos juízos estéticos artísticos do movimento futurista, e assim sua conceitualização. Como a captura da fragmentação da abstração do movimento, a velocidade, e a retratação das máquinas.
Segundo momento, exposição sobre o conceito de vanguarda, como aqueles que estão no front de batalha, artistas que trazem em um primeiro momento aquelas características estéticas, a ideia de modernismo como o desenvolvimento urbano do homem e a cidade, sua vida e a indústria e o poder da recém técnica adquirida.
Terceiro momento, apresentação de duas obras, “Árvores mutiladas” e “Batalha de aviões sobre o golfo de Vienna”. Aqui os alunos entraram com a ideia principal do futurismo, a arte de exaltação da guerra, destruição da natureza e dominação do capital. O homem é o centro da tecnologia e deve a paritr dela construir o novo. A guerra é a ferramente principal dessa

Relacionados