TRABALHOARTES
775 palavras
4 páginas
MODERNISMOModernismo foi um movimento literário e artístico do início do século XX, no qual o objetivo era a ruptura com o tradicionalismo, parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica, a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país. Apesar da força do movimento literário modernista a base deste movimento se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura.
No Brasil, este movimento possui como símbolo a semana de arte moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo. O modernismo já se mostrava presente muito antes do movimento de 1922, as primeiras mudanças na cultura brasileira que tendem ao modernismo se mostram desde 1913 com as obras de Lasar Segall , e no ano de 1917 com a pintora Anita Malfatti (figura 1), que acabava de chegar da Europa onde estava estudando, ao chegar ao Brasil provoca uma renovação artística com as exposições de seus quadros. A este período chamamos de Pré-Modernismo (1902-1922), no qual se destacam literariamente, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos; nesse período ainda podemos notar certa influência de movimentos anteriores como realismo-naturalismo, parnasianismo e simbolismo.
A partir de 1922, com a Semana de Arte Moderna tem início o que chamamos de Primeira Fase do Modernismo ou Fase Heróica (1922-1930), esta fase caracteriza-se por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética que se beneficia pelas estreitas relações com as vanguardas européias cubismo, futurismo, surrealismo, etc., na literatura há a criação de uma forma de linguagem, que rompe com o tradicional, transformando a forma como até então se escrevia; algumas dessas mudanças são: a Liberdade formal ,utilização do verso livre, quase abandono das formas fixas – como o soneto, a fala coloquial, ausência de pontuação, etc., a valorização do cotidiano, a reescritura de textos do passado, e diversas outras; este período caracteriza-se também pela formação de