Trabalhoacademico EXEMPLO
ERNESTO OLIVEIRA LINS FILHO
BRUNA LUANA PINTO BARROS
PAULISTA
MAIO - 2014
ERNESTO OLIVEIRA LINS FILHO
BRUNA LUANA PINTO BARROS
MERCHANDISING NO VAREJO
Trabalho apresentado à Professora Suelena Oliveira, da disciplina de Varejo, da turma de Administração, 7°NB na Faculdade Joaquim Nabuco.
Faculdade Joaquim Nabuco
Paulista - 22 de Maio de 2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 4
2- REFERENCIAL TEÓRICO 5.
3- EXEMPLO PRÁTICO 7.
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS 9.
5- REFERÊNCIAS 10.
.
4
INTRODUÇÃO
O Merchandising segundo Blessa (2001),é uma atividade tão antiga quanto à venda, pois desde que os homens da Idade Média começaram a escolher as principais ruas para expor seus produtos, gritando para chamar a atenção das pessoas e brigando com os outros mascates por espaço e atenção dos que ali transitavam já se estava fazendo Merchandising. Ele surgiu com o próprio marketing e intensificou-se com o surgimento do auto-serviço na década de 30, nos Estados Unidos.
Na época, as lojas com balcão começaram a notar que os produtos que estavam expostos vendiam muito mais e começaram a transformar todo o interior da loja em verdadeiras vitrines, onde se podia ver e escolher as mercadorias. Com isso, aos poucos, tornaram-se lojas de auto-serviço.
Hoje, o Merchandising procura acompanhar todo o ciclo de vida do produto, desde a adequação de sua imagem para os pontos-de-venda até sua performance diante de seus consumidores.
Com a crescente dificuldade de se criar uma diferenciação a partir de localização, mercadorias, preços ou promoções, uma loja em si tem se destacado como oportunidade para criar esta diferenciação através do Visual Merchandising.
O merchandising no ponto-de-venda tem seguido uma tendência de forte influenciador como canal de comunicação. A