Trabalho96
Utilização do Osciloscópio | |
Fundamentos de Electrónica
Osciloscópio
O osciloscópio é um aparelho que permite formas de sinais num ecrã. Nos osciloscópios analógicos consistem num tubo de raios catódicos em que um feixe de electrões incidia num ecrã de fósforo. A posição do feixe é controlada por dois sinais, um que controla a posição horizontal do feixe e outro que controla a posição vertical do feixe. Estes correspondem a tensões que estão directamente ligadas às bobines que desviam o feixe de electrões na direcção predefinida. O sinal que controla a posição horizontal do feixe é gerado por um dispositivo electrónico designado de “base de tempo”. Este gera um sinal em dente de serra que vai varrendo o eixo horizontal. O sinal que controla o eixo vertical corresponde ao sinal que se pretende visualizar no ecrã do osciloscópio. Á medida que a base de tempo vai modificando a posição horizontal do feixe o sinal de entrada modifica a posição vertical, resultando numa representação do sinal no ecrã.
Muitos dos osciloscópios modernos são osciloscópios digitais. Neste os sinais nas entradas dos osciloscópios são convertidos em sinais digitais por um conversor A/D (analógico para digital) guardados numa memória e processados digitalmente, para finalmente serem representados num ecrã moderno.
Em baixo está uma breve descrição do funcionamento dos osciloscópios do laboratório. Tomem especial atenção aos pontos em negrito.
Canais
Os osciloscópios possuem dois canais de entrada, o canal 1 e o canal 2 com duas entradas correspondentes a fixas RCA ligadas a cabos coaxiais.
Cada canal pode ser ligado ou desligado pressionando o botão que lhe corresponde. Ao pressionar este botão surge no lado direito do osciloscópio um Menu com algumas configurações possíveis. Daqui deve se destacar o modo de acoplamento do osciloscópio; este pode ser DC (Direct