Trabalho
(Sl 77)
Definição de Conflitos Espirituais
É produto da diversidade de interpretação e pesquisas das Escrituras pelos muitos especialistas e teólogos que se dedicam a este trabalho. O conflito espiritual não é um “privilégio” apenas dos teólogos, mas de qualquer um ao se ver diante de texto bíblicos, os quais não consegue discernir. “Embora a alma mais piedosa sempre deseje mais de Deus, ela nunca deseja mais do que Deus” (Mattew Henry).
Introdução
Para a maioria das pessoas, o conflito espiritual é uma situação vivida apenas por alguns. Mas assim como se deu com o salmista, pode ser algo que perturbe um líder ou um cristão comum.
I. A Oração da Angústia (v.1-2)
O salmista estava em desespero por não encontrar os “atos contemporâneos de Deus”. Também no v.5, o profeta lembra os feitos do passado e os compara à aridez do presente. Diante disso, sua alma se angustia e se enche de conflito.
1. Clamor. Grito de socorro. 2. Angústia. Inquietação; erguem-se as mãos. 3. Não se consola. Há horas em que nos levantamos da oração tão angustiados tal como começamos.
II. Conflito Espiritual
Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia (v.3).
Há momentos em que meditar em Deus pode provocar luta e muita dor. Todavia, isto só acontece quando se está vivendo um conflito Espiritual.
III. O Que um Conflito Espiritual Pode Produzir? 1. Insônia. Sustentaste os meus olhos vigilantes (v.4a).
2. Introversão doentia. Estou tão perturbado que não posso falar (v.4b). Fechar-se para os outros e para Deus. O profeta clama, mas não ouve a Deus.
3. Saudades dos tempos de paz. Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos passados (v.5). Viver do passado.
4. Constantes indagações. De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito investigou (v.6). Dúvidas são alimentadas.
IV. Os Temas de Alguns Conflitos Espirituais (v.7-9) 1. Rejeita o