Trabalho
Cássio Silveira da Silva
1. Introdução
A matemática financeira, enquanto disciplina, possui alguns desafios para o educando e educador no processo ensino-aprendizagem devido à necessidade de interpretação de fatos para obtenção de dados, aplicação e desenvolvimento de fórmulas matemáticas. Além desta problemática, a matéria em questão torna-se pouco atrativa quando não relacionada com a prática do dia-a-dia. (...) Desta forma deve-se evidenciar a importância da matemática financeira para o dia-a-dia das pessoas e das empresas, e como ela pode ser trabalhada de tal sorte que amplie o interesse dos estudantes e professores pela disciplina em questão.
2. Por que estudar Matemática Financeira?
Primeiramente, antes de explicar os porquês do estudo da matemática financeira e sua importância para vida cotidiana do cidadão e das corporações, há necessidade de se definir o que vem a ser este ramo de matemática amplamente utilizada no mercado. Para Assaf Neto (1998, p.13) matemática financeira é o "estudo do dinheiro no tempo, ao longo do tempo". Segundo Zentgraf (2003, p.2), além de estudar os aspectos temporais do dinheiro, tais estudos objetivam estabelecer relações entre quantias monetárias expressas em datas diferentes. Entretanto, a matemática financeira pode ser definida de forma mais simplificada sendo a aplicação da matemática para decisões gerenciais a respeito de operações financeiras. Para que as operações financeiras sejam executadas, faz-se necessário a aplicação de cálculos adequados, sendo que o estudo desses cálculos é o objeto de estudo da matemática financeira (Veras: 2001, p.53).
Objetivando minimizar custos, reduzir riscos e incertezas, gerados pelas constantes mudanças econômicas intensificadas pela sofisticada tecnologia presente em todos os mercados mundiais, os agentes econômicos buscam mecanismos que lhes proporcione uma maior segurança e fundamentação para tomada de decisão,