Trabalho
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA
Disciplina:
RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS
Tutor EAD: Profª. Juliana Leite Kirchner
Tutor Presencial: Prof. José Carlos Alves Frazão
Cheila Pereira de Novais Barreto RA: 2310324134
Cloves da Silva Cruz RA: 2330428114
Gabriel Soares Filho RA: 3340553961
Ione de Assis Medeiros Neves RA: 2330428014
Rose Luiza Martins Miranda RA: 2333441378
TAGUATINGA
2012
[pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INTRODUÇÃO
Podemos dizer que as primeiras conquistas trabalhistas no Brasil iniciaram após a abolição da escravatura em 1888. Apesar das condições impostas pelos grandes latifundiários serem as piores possíveis, já era motivo para comemorar, pois era o inicio das primeiras discussões trabalhistas, impulsionando os trabalhadores à organização dos primeiros movimentos que acabaram sendo os primeiros sindicatos brasileiros.
No final da primeira década do século XIX foram elaboradas as primeiras normas trabalhistas. Em 1912 foi criada a Confederação Brasileira do Trabalho (CBT) que tinha o objetivo de negociar uma jornada de trabalho de 08 horas, fixação de salário mínimo, indenização por acidentes de trabalho e negociações coletivas invés de individuais, tornando as negociações mais fortes para os trabalhadores.
Após a revolução de 1930, o Presidente da Republica da época, o Sr. Getúlio Vargas cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. A Constituição de 1934 foi a primeira a tratar de Direito do Trabalho no Brasil, garantido a liberdade sindical, jornada de trabalho de oito horas, salário mínimo, repouso semanal, férias remuneradas, proteção do trabalho infantil, feminino e