Trabalho
TEMA:
Produção de Energia no Brasil
Nomes: André Resende Gláucia Rodrigues Larissa Oliveira Letícia Junia Vanessa Silva
A PRODUÇÃO DE ENERGIA NO BRASIL
HISTÓRIA DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
Desde a descoberta, o Brasil utiliza a lenha como energético, o ciclo da cana de açúcar se desenvolveu todo ele sustentado pela lenha. O caldo de cana era aquecido em tachos de cobre, utilizando lenha.
O ciclo do ouro, que veio em seguida, também foi calcado no uso da lenha. O ouro em pó era derretido em fornos a lenhae/ou carvão vegetal e auxiliados por foles, assim obtinha-se as temperaturas necessárias.
O ciclo do café foi o primeiro que trouxe o uso do carvão mineral, não porque a torrefação necessitasse, mas porque o dinheiro proporcionado pelo café, aliado à presença de imigrantes que trouxeram altos conhecimentos, junto com o mercado brasileiro que demandava cada vez mais produtos utilizados na Europa, isso desencadeou os primeiros passos para a industrialização do Brasil, particularmente na cidade de São Paulo. O carvão passou a substituir também a lenha nas locomotivas a vapor e foi o responsável pelo início da indústria de gás manufaturado no Rio de Janeiro e São Paulo. O carvão era importado, principalmente da Inglaterra e dos EUA, já que a produção nacional de carvão só começaria em 1912.
A importação do carvão se torna difícil com a primeira guerra mundial entre 1914 e 1918 e continua nos anos que se seguiram devido à reconstrução da Europa. É importante notar que a produção industrial mundial pode ser correlacionada nesta época com o consumo deste energético. Em paralelo, o desenvolvimento proporcionado pelo café trouxe investidores externos e internos para a geração de energia elétrica, entre 1901 e 1930 houve um aumento de 15,6% da capacidade instalada.
A importação de petróleo e derivados era desprezível até o fim