Trabalho
CONTROLE DE QUALIDADE DE CÁPSULAS MANIPULADAS DE GINKGO BILOBA 24% EXTRATO SECO DE 80 MG EM FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO DE SANTARÉM.
CONTROLE DE QUALIDADE DE CÁPSULAS MANIPULADAS DE GINKGO BILOBA 24% EXTRATO SECO DE 80 MG EM FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO DE SANTARÉM.
Alexandre Kleverson Oliveira¹
Iara Cristina da Silva Santos²
Resumo:
A utilização de fitoterápicos como recurso terapêutico pela população vem apresentado um amplo crescimento. Estes podem ser empregados em diversas formas farmacêuticas, podendo ser incorporados, em cápsulas e comprimidos, sendo dessa forma utilizados amplamente em farmácias magistrais. O Ginkgo biloba extrato seco 24% é um destes produtos e constitui o medicamento de maior comercialização no Brasil. Este é comumente usado no tratamento de distúrbios de equilíbrio, doenças vasculares periféricas e deficiências cognitivas. Com intuito de avaliar a qualidade desse produto comercializado em cinco farmácias de manipulação do município de Santarém, foram empregados testes físicos, onde se constatou que das amostras analisadas, apenas uma foi reprovada. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de um controle mais rigoroso quanto à manipulação desses medicamentos, exigindo uma legislação mais apropriada para assegurar a qualidade de todas as fases de produção e o uso de medicamentos seguros pela população. Palavras-chave: Controle de Qualidades, Ginkgo Biloba, Farmácias de Manipulação. Abstract: The use of herbal medicines as a therapeutic resource for the population has shown a large growth. These can be employed in various dosage forms and may be incorporated in capsules