Trabalho
Quadro comparativo
- Parada cardiorrespiratoria: DEVE SE FAZER – chame imediatamente um serviço de pronto atendimento. 1. Checar a consciência, se houver qualquer resposta, encerra-se a avaliação primaria e coloque a pessoa em posição de recuperação. Caso não haja resposta, não entre pânico e não fuja da situação. 2. Checar a circulação: verificar a presença de pulso (carotídeo no adulto e braquial na criança) ou sinais de circulação (tosse, movimentos e respiração), caso esses sinais não sejam evidentes, pode se considerar uma parada cardio respiratória (interrupção da circulação sanguínea que ocorre em conseqüência da parada súbita e inesperada dos batimentos cardíacos) deve se então, começar as compressões torácicas (30). 3. Obstruir vias aéreas. 4. Ventilações de resgate (2 vezes) 5. Volta a fazer massagem cardíaca 6. Não tendo resposta usa-se o desfibrilador (choque cardiaco).
NAO DEVE SE FAZER – 1. NÃO dê nada à vítima para comer, beber ou cheirar, na intenção de reanimá-la. 2. Só aplique os procedimentos que se seguem se tiver certeza de que o coração não está batendo.
- Estado de choque: DEVE SE FAZER- chame imediatamente um serviço de pronto atendimento. 1. Providenciar o transporte imediato. 2. Siga avaliação primaria incluindo o controle de sangramentos e esteja preparado para realiza a RCP. 3. Mantenha a vitima deitadas e eleve as pernas, mantendo em decúbito dorsal. 4. Afrouxe as roupas e lateralize a cabeça. 5. Aqueça e ofereça conforto.
NÃO DEVE SE FAZER - Nunca administrar líquidos ao sinistrado
- Sangramentos: Hemorragia externa – DEVE SE FAZER – 1. Procure manter o local que sangra em plano mais elevado que o coração. 2. Pressione firmemente o local por cerca de 10 minutos, comprimindo com um pano limpo dobrado ou com uma das mãos. Se o corte for extenso, aproxime as bordas abertas com os dedos e as mantenha unidas. Ainda, caso o sangramento cesse, pressione com mais firmeza por mais 10 minutos. 3.