Trabalho
No final deste século temos uma característica bastante definidora que denominamos como intenso e acelerado processo de transformações vividas pelas sociedades, independente de seu nível social ou econômico.
No caso do Brasil essas transformações ganha características peculiares. Pelo fato do Brasil ser um país em crise social e econômica o mesmo passo por problemas das sociedades mais industrializadas como, por exemplo: os impactos de novas tecnologias.
Por causa do crescente peso do setor terciário na economia temos uma das principais características que marcou o final século, denominada por Offe (1989) como emergência de uma sociedade de serviços.
Movimentos emergentes no exercício profissional do psicólogo
As pesquisas de âmbito nacional realizadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP, 1988; Bastos, 1990), nos mostra diretamente que o exercício profissional do psicólogo caracteriza-se em um modelo de atuação restrito limitado segundo Carvalho (1982).
Independentemente do tipo de graduação em que o psicólogo se gradua oque mais impressiona é que o modelo de atuação se revela basicamente o mesmo. Segundo Bastos (1990, p. 38) tem sido implantadas mudanças e discussões em diversas instituições de ensino.
Em todos os domínios de atuação dos psicólogos podemos perceber, características dinâmicas ou movimentos de transformação das dimensões referidas. Segundo Francisco e Bastos (1992) temos três tendências nas áreas de atuação do psicólogo:
· Primeira: consiste na consolidação de um modelo;
· Segunda: maior expressão de trabalhos;
· Terceira: consiste na busca de se trabalhar com fenômenos mais complexos e globais.
Concepção sobre o fenômeno psicológico
Fontes de conhecimento que embasam a prática
Natureza da intervenção (1)
Associando-se ao rompimento do modelo de consultório nos domínios da psicologia clínica o trabalho em equipe multiprofissional é uma decorrência da