Trabalho
Iniciamos com o preenchimento da Avaliação Individual, para futura organização do programa da Assessoria de 2007. Pensamos, como grupo do Infantil 3, sobre nossas dificuldades e dúvidas, entre elas:
Kátia Stocco Smole 2007 PMB
Q1. Que necessidade você sente, em sua prática, em relação à Matemática? - O planejamento do Infantil 3: gostaríamos de repensá-lo com a Dra. Kátia, até para adequar os conteúdos e enriquecer a prática. Vivenciar a matemática nas atividades da vida real e significativas, já sabemos que é o caminho, mas na hora de pensar mais recursos e propostas, ficamos com falta de ideias. Q2. Que expectativas você tem em relação a este curso de Matemática? - Análise e reflexão sobre o planejamento anual e sobre os mensais; Sugestões de atividades com diferentes recursos; Enriquecimento teórico que consequentemente levará ao enriquecimento das propostas.
Retomamos aquilo que estudamos em 2006 (falamos sobre): - toda quantificação envolve a contagem, mas nem toda contagem envolve quantificação; - calendário linear; - coleções – uma boa forma para trabalhar relações numéricas. Queremos que a criança pense numericamente, precisamos oferecer um ambiente que traga possibilidades para tal. Qual papel que a Matemática tem na Educação Infantil? No referencial há 2 âmbitos (conhecimento de mundo e conhecimento social). A Matemática desenvolve o Conhecimento de mundo = aprender a matemática é ganhar uns óculos para ver o mundo de forma diferente. Na Educação Infantil, as professoras fornecem muitas chances para que a criança pense numericamente. Ed. Infantil dá muitas possibilidades de conhecer o mundo, para depois, com o passar dos anos, a criança poder pensar matematicamente sobre o mundo e resolver problemas. Função de alfabetizar: as crianças precisam ao longo da alfabetização, aprender a matemática. A linguagem matemática é dada pela escola; fora da escola, sabem contar, mas não têm a linguagem matemática. Precisam construir os