Trabalho
PAULO CESAR DA SILVA
TRABALHO: CONTABILIDADE HOTELEIRA
MACEIÓ/AL
2013
PAULO CESAR DA SILVA
TRABALHO : CONTABILIDADE HOTELEIRA
Trabalho apresentado ao Curso Superior de tecnologia em Hotelaria, do instituto Federal de Alagoas, como requisito avaliativo da disciplina Contabilidade Hoteleira.
Profº.: Sarah Gonzaga
MACEIÓ/AL
2013
História da Contabilidade
Antigamente, o homem primitivo já praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de caça e rebanho. Na Mesopotâmia, foi encontrado os primeiros registros de patrimônio, a partir dali começou a historia da Contabilidade, e consequentemente a origem do Diário.
Ao longo do tempo surgiram novas civilizações, os egípcios, com os papiros, que eram os primeiros livros contábeis. Os fenícios, que expandiram seu comercio, e os romanos, o maior império da Antiguidade, conquistando povos e nações.
No final da Idade Média e inicio do Renascimento, os árabes trouxeram manuscritos da contabilidade que influenciaram o comercio na Europa, que floresceram nas cidades italianas de Veneza, Gênova e Pisa, era o começo da sistematização contábil. A arte e a ciência se desenvolviam, o Renascimento, com Luca Bartolomeo de Pacioli, frade franciscano, autor de uma obra que expõe as Partidas Dobradas(todo lançamento à crédito numa conta, faz com que surja ou contra, onde é registrada a mesma importância à débito).
Em 1500,com o desenvolvimento das colônias, as cartas régias passaram a regulamentar registros contábeis, e com a vinda da Família Real da Corte, começaram o ensino contábil em terras brasileiras. No século XX, em 1924,foi realizado o 1º Congresso Brasileiro de Contabilidade, com a aprovação de uma lei para o regimento da profissão, decretado pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra.
No decorrer do tempo, a contabilidade utilizava equipamentos e máquinas, o 1º foi o ábaco, que surgiu 3.500 anos atrás,