TRABALHO
VILMA APARECIDA DE ANDRADE
SERVIÇO SOCIAL IV
DESIGUALDADE SOCIAL
CURITIBA OUTUBRO 2014
UNIVERDADE DO NORTE DO PARANÁ
VILMA APARECIDA DE ANDRADE
SERVIÇO SOCIAL IV
DESIGUALDADE SOCIAL
CURITIBA SETEMBRO 2014
Sumário
Introdução....................................................................................................4
Desenvolvimento..........................................................................................5
Conclusão.....................................................................................................6
Introdução A solução oferecida pela Fundação da Ação Social (FAS) – órgão da prefeitura de Curitiba-PR – inclui higienização, alimentação e um lugar para passar a noite, é quase nunca negada pelos moradores de rua. No entanto, somente uma pequena minoria leva as oficinas de reintegração social a sério, completando o projeto que lhes auxilia no abandono de vícios e no aprendizado de uma profissão.
Marcada pelo constante sofrimento e vulnerabilidade física, a vida dessas pessoas que sobrevivem na beirada da humanidade é uma batalha diária contra a exclusão social e o preconceito. Que empresa vai contratar um ex-morador de rua? Pessoas que, em muitos casos, não possuem documentos, ou recordam-se de seus próprios nomes. Não se sabe exatamente quantas pessoas moram nas ruas de Curitiba, mas os assistentes sociais da Fundação de Ação Social (FAS) atendem diariamente em torno de 200 pessoas que vivem nas ruas.
DESENVOLVIMENTO Depois de receberem cuidados de alimentação e higiene, são encaminhados a albergues onde podem passar apenas uma noite. Isso porque após a primeira noite a FAS tem como objetivo lhes encaminhar a programas de reabilitação, profissionalização e reintegração social, desenvolvidos em parceria da prefeitura com mais de 74 instituições. Mas infelizmente, alguns deles, como o ex-pedreiro Valdecir, 48