Trabalho
R. De acordo com o texto, a administração sofreu mudanças consideráveis para satisfazer as necessidades e anseios da sociedade.
Na década de 20 no Brasil, foi fomentada por uma visão empresarial, a organização é imposta numa proposta estruturalista burocrática, e o poder de decisão era limitado pelas determinações do administrador escolar é este correspondia aos anseios e necessidades da indústria capitalista, e após o ¨Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova¨ o perfil do administrador escolar deixou de seguir a gestão empresarial, mas não deixou de ser burocrática. Somente nos anos 90 é que o perfil da administração escolar sofre mudança considerável com a nova LDB, através da gestão democrática e participativa. Desta forma o administrador escolar passa a ser um articulador do Projeto Político Pedagógico da escola, numa atuação dinâmica e globalizante, que não descuida das responsabilidades em administração: Planejar, organizar, coordenar, dirigir, implantar, dar esclarecimentos a sociedade, orientar e avaliar, mas uma atuação voltada para a realidade escolar criando condições necessárias para que o processo de ensino - aprendizagem se torne significativamente mas construtivo e participativo.
Como ele pode implantar a gestão democrática na escola?
R. A gestão democrática pressupõe um trabalho coletivo, compartilhado com ações educativas. Para isso é necessário abrir as portas da escola à comunidade para que todos discutam, opinem, contribuindo assim para a construção do trabalho educativo. E a dimensão política da função do administrador acaba por se relevar no momento da articulação dessas ações coletivas, procurando conduzir o projeto pedagógico da escola e priorizando as questões pedagógicas.
Quais as principais características e vantagens deste modelo de gestão?
R. A gestão democrática representa uma nova forma de administração, que rompe com a concepção de