Trabalho
Existia uma troca nos desejos dos consumidores, fazendo com que estes gostem mais de um bem - por exemplo, calças jeans - e menos de outro – por exemplo, guarda-chuvas. Essa alteração pode fazer com que faltem calças jeans e sobrem guarda-chuvas. Se os preços das calças jeans estão subindo, aparecerão maiores possibilidades de lucros em sua produção do que na de guarda-chuvas, portanto, haverá maior produção de calças jeans, novas empresas para produzir calças jeans ou uma ampliação na capacidade de produção das já existentes.
Empregar mais trabalho e capital nessa atividade, podendo realocar o capital existente para a fabricação de guarda-chuvas. Esse realocamento dos fatores é resultado da alteração dos preços, e terá sido feito para aumentar os lucros.
O essencial é que todos os bens e serviços tenham seus preços: portanto, o tipo de ajuste descrito ocorre no mercado de bens de consumo e no de fatores de produção. Desse modo, dispõem se de um sistema de tentativa e erro de aproximações sucessivas a um conjunto equilibrado de preços, mediante o qual se respondem os três problemas econômicos básicos ( O QUE, COMO E PARA QUEM PRODUZIR) de forma simultânea e interdependente.
Os aspectos essenciais de uma economia de mercado * Os produtores oferecem bens e serviços rentáveis e pelos quais há demanda. * Os consumidores podem escolher o que compram, dentro de suas possibilidades de renda, gastando suas rendas de forma que lhes tragam satisfação pessoal. * Pessoas podem comprar e alugar os fatores de produção, convertendo-se em produtores, oferecendo bens e serviços demandados pelo mercado. * As variações na demanda ou na oferta de bens provocam variações nos preços dos bens, que são o que fazem o equilíbrio da oferta e da demanda.
Vantagens da economia de mercado
* As pessoas podem escolher consumir e produzir segundo suas preferências e disponibilidades. * O sistema de preços