Trabalho
1) Explique o que são requisitos.
Requisitos são, além de funções, objetivos, propriedades, restrições que o sistema deve possuir para satisfazer contratos, padrões ou especificações de acordo com o(s) usuário(s). De forma mais geral um requisito é uma condição necessária para satisfazer um objetivo.
2) Diferencie requisitos funcionais de não funcionais.
Requisitos não-funcionais são os requisitos relacionados ao uso da aplicação em termos de desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança, disponibilidade, manutenção e tecnologias envolvidas. Não é preciso o cliente dizer sobre eles, pois eles são características mínimas de um software de qualidade, ficando a cargo do desenvolvedor optar por atender esses requisitos ou não.
Algumas classificaçoes de requisitos :
• Requisitos de eficiência. Ex.: o sistema deverá processar dterminadas requisições por um determinado tempo.
• Requisitos de confiabilidade. Ex.: o sistema deverá ter alta disponibilidade, p.exemplo, 99% do tempo.
• Requisitos de portabilidade. Ex.: o sistema deverá rodar em qualquer plataforma.
• Requisitos de entrega.Ex.: um relatório de acompanhamento deverá ser fornecido toda segunda-feira.
• Requisitos de implementação.: Ex.: o sistema deverá ser desenvolvido na linguagem Java.
Requisitos de facilidade de uso. Ex.: usuários deverão operar o sistema após um determinado tempo de treinamento.
Tal como definido na engenharia de requisitos, os requisitos funcionais especificam resultados particulares de um sistema. Isto deve ser contrastado com requisitos não-funcionais, os quais especificam características gerais, tais como custo e confiabilidade. Os requisitos funcionais fazem parte da arquitetura do aplicativo de um sistema, enquanto os requisitos não funcionais denotam a arquitetura técnica de um sistema. Um requisito funcional define uma função de um sistema de software ou seu componente. Uma função é descrita como um conjunto de entradas, seu comportamento e as