Trabalho
Iury Berckmann
Ruan Sana Avelar
Victor Hugo Barboza de Oliveira
BIOÉTICA
E
BIOTECNOLOGIA
Belo Horizonte
Julho de 2015.
Introdução
Este trabalho tem por finalidade apresentar os conceitos para o entendimento da bioética e biotecnologia, além de apresentar suas vantagens e desvantagens, baseando-se em pensamentos filosóficos e biológicos.
Biotecnologia
Biotecnologia significa, qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica
Em termos práticos, a biotecnologia é a aplicação de técnicas com o intuito de modificar ou criar um novo produto por meio da manipulação de alguns seres vivos.
Aplicações
Desde que foi descoberta e introduzida na sociedade de forma prática, a biotecnologia cresceu e obteve diversas descobertas importantes. Hoje em dia a ela tem uma gigantesca área a de atuação, com diversas aplicações. Muito do que comemos e utilizamos como medicamentos são obras da biotecnologia.
Com o aparecimento de estudos em microbiologia (fermentação de bebidas) e biologia molecular (cultura de tecidos), além de conhecimentos em manipulação de micro-organismos e genes, foi possível a produção de diversos medicamentos e alimentos, como pães, bebidas fermentadas, insulina produzida por bactérias geneticamente modificadas e medicamentos produzidos a partir de anticorpos monoclonais, desenvolvimento de novas drogas, farmacoterapias, produção e melhoramento de antibióticos
Vantagens
Na agricultura a biotecnologia gera a melhoria dos produtos visando uma maior produtividade, e a preservação do meio ambiente. Sendo que é uma ferramenta importantíssima, que pode ser utilizada na observação de espécies em extinção. Na saúde alguns dos benefícios são a criação de remédios e o desenvolvimento de novas técnicas para medicina, tanto humana quanto animal.