TRABALHO
DE
BIOQUÍMICA CLÍNICA
CASOS DE GASOMETRIA
PROF: CHIMENNY MORAES ALUNOS: RAFAEL DA SILVA RA: 162107-0 JOSÉ APARECIDO RA: 166404-9
Casos:
1 Um paciente dá entrada no Pronto Socorro em coma. Na realização da glicemia o resultado foi 680mg/dl. Pergunta-se: a Explique o que está ocorrendo com este paciente b Como irá se apresentar o resultado da gasometria. Justifique. c Qual o procedimento para corrigir esta situação do paciente em relação ao pH.
2 Um paciente apresentou os seguintes resultados de gaso: ph 7,18: HCO3 38mEq/litro; PCO2 48 mmHg. Discuta relacionando os resultados e aponte a possível patologia.
3 Um paciente da entrada no OS em crise de pânico, apresenta-se com sudorese e taquicardia, sinais clínicos característicos de ansiedade. Como irá se apresentar o resultado da gasometria deste paciente. Justifique.
4 Um paciente está com crise asmática com muita dificuldade em respirar, na busca da melhora administra em excesso corticosteroide com a finalidade de melhorar as crises de falta de ar e com isso apresenta toxicidade pelo uso do corticosteróide. O paciente chega ao hospital e relata que tomou doses excessivas do medicamento, o sangue é colhido para a realização da gasometria. Explique como deverá ser o resultado da gasometria deste paciente. RESPOSTAS:
1) A). Os níveis de açúcar no sangue do paciente diabético encontra-se muito elevado, onde isso se torna uma condição muito grave que pode resultar a pessoa ficar em coma ou até mesmo levar a morte, sendo assim paciente se encontra num quadro de cetoacidose diabética.
b). O resultado da gasometria se baseria em outros critérios diagnosticados como: Glicemia: Maior 250mg/dL Presença de cetonemia (presença de corpos cetônicos na urina) pH maior que 7,30
Gasometria arterial : pH: 7,22