Trabalho
18/09/2010
ETAPA 1
A Propriedade Intelectual, hoje, está bastante em voga dentro do noticiário nacional, principalmente tendo em vista a chamada "pirataria". O prejuízo em termos de emprego, desenvolvimento tecnológico, tributos e, até mesmo, vidas (como a ingestão de remédios falsificados) é enorme. A discussão central está, como citado, na QUALIDADE e na INOVAÇÃO enquanto desenvolvimento tecnológico.
Com base no que você aprendeu na disciplina Propriedade Intelectual, Direito e Ética, pesquise e responda às seguintes questões:
1) A liberdade de informação pode ou não ajudar na QUALIDADE E INOVAÇÃO das criações intelectuais? (por exemplo: livros, músicas, cinema, software, etc.).
R.: Sim, segue um texto retirado da internet (JUS navigandi - Edilsom Farias): “A liberdade de expressão e informação compreende a faculdade de expressar livremente ideias, pensamentos e opiniões, bem como o direito de comunicar e receber informações verdadeiras sobre fatos, sem impedimentos nem discriminações.” Conclusão: Sem a liberdade de expressão, não teria inovação e nem qualidade, pois não poderiam ser expressos os pensamentos e nem as ideias; e sem o direito a informação, não teria uma base solida comprovada de informação. 2) Estando todas as obras disponibilizadas, por exemplo, na Internet há incentivo à QUALIDADE E INOVAÇÃO?
R.: Não, o autor não vai investir em qualidade e inovação se não tem retorno financeiro. No Brasil muitas Leis não são respeitadas, por isso muitas empresas preferem não investir nos produtos, pois não tem nenhuma garantia de que o mesmo não será alvo da pirataria (contrafação). Conclusão: Seria muito bom se as empresas penassem em colocar os produtos com preços accessíveis para que as pessoas usassem o senso de ética e respeito pelo trabalho do próximo na aquisição do produto (Ex.: Logo que saiu a banda Calipso o CD deles custa R$10,00). Como isso ainda