Trabalho
RENATODE SOUSA
GIL NAZARENO
JEAN MARCOS SOUZA
GABRIEL FRANÇOISE SILVA
MAYCON MOREIRA
ERP, CRM, APS, B.I E SEUS CONCEITOS
SÃO JOSÉ
2015
Introdução
Desde o período mais remoto da história o ser humano se rende a força e praticidade mecânica, essa mecânica evoluiu e tornou-se digital. Hoje vidas de bilhões de pessoas dependem da tecnologia, seja diretamente ou indiretamente. O conjunto de tecnologias a seguir indicam o quão fácil ficou para o ser humano ter um controle de administração de maneira absurdamente rápida e prática.
Desenvolvimento
1. O que é ERP (Enterprise Resource Planning)?
ERP, é uma sigla em Inglês que significa Enterprise Resource Planning, que nada mais é, em português que; Planejamento dos Recursos da Empresa.
Podemos entender que o software ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o Faturamento até o balanço contábil, de Compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a Administração de Pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.
2. Como é dividido um software ERP?
De forma simples, um software ERP em sua maioria é dividido em 3 camadas;
Aplicação: Nesta camada temos o software ERP com as suas funcionalidades, processos, cadastros e demais dados necessários para a operação da empresa;
Banco de Dados: Os dados gerados na camada Aplicação devem ser armazenados de forma lógica no Banco de Dados;
Framework: Todo software ERP deve ter uma camada onde é possível configurar/parametrizar o sistema e também customizar/personalizar o ERP, para isso é necessária uma camada de construção de novo código-fonte e sua compilação, para que assim, estas novas funcionalidades desenvolvidas, fora do ERP