Trabalho
YARA FERREIRA PALESTINO
RESENHA DO TEXTO: SUSTENTABILIDADE E CAPACIDADE AMBIENTAL
GOIÂNIA
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
YARA FERREIRA PALESTINO – A77ABD-3
RESENHA DO TEXTO: SUSTENTABILIDADE E CAPACIDADE AMBIENTAL (ES. ARQ/URB. PAULO ROBERTO MARTINI LINS, 2004)
O texto inicia com a evolução do home pós Big Bang. Chegando a época em que era inteligente o suficiente para transformar elementos naturais em invenções tecnológicas. O uso da tecnologia e consequentemente dos elementos da natureza foram tão grandes que hoje estamos num estado de não conservação desses elementos de modo preocupante para os futuros habitantes e até para a própria permanência da espécie no mundo. O que nos leva atualmente a um enorme número de pesquisas, conscientização e preservação do meio ambiente e seus recursos, o tema em pauta é: sustentabilidade. Eis a finalidade do artigo, a preservação do meio ambiente e a inserção da sustentabilidade nas construções.
Logo após as considerações iniciais o autor inicia o texto discorrendo sobre a evolução do homem, a transição de Hominídeo para Homo Sapiens Sapiens e a sua transformação de agricultor para construtor, surgindo assim a necessidade do homem de construir para se abrigar e se proteger. Retirando seus materiais da natureza o homem não a agredia. Na era dos Neolíticos não havia tecnologia, então suas construções, monumentos e suas ações dependiam exclusivamente da natureza e da iluminação solar. Eles aprenderam a observar as condições climáticas e ajustaram suas vidas a elas. Com a modernização e descobertas que melhoravam a condição de vida, o homem aumentou a extração de elementos da natureza. A industrialização e o comércio apenas pioraram essa situação ambiental. A evolução continua até chegar nas chamadas “póleis” cidades-estados autossuficientes.
Por volta de 430 a.C. surgem os primeiros marcos e estilos arquitetônicos. O texto segue com o autor mencionando algumas das principais