Trabalho
Ao longo dos anos nem todos estavam preocupados com os danos causados pelo excesso de emissão de resíduos na natureza. Atualmente esse cenário mudou a crescente conscientização ecológica não é vista somente nas pessoas, está diretamente ligada à grandes empresas.
A competitividade e a cobrança por produtos ambientalmente corretos estão levando as empresas a investir muito dinheiro em produtos e serviços que ajudem na preservação do meio ambiente, buscando qualidade e baixo custo na produção do produto e obtenção da matéria prima.
O presente estudo foi sobre a reciclagem do pneu, já que o Brasil se encontra em segundo lugar no ranking mundial de recauchutagem de pneu, mostrando que, a reciclagem vai fazer com que os pneus encontrados em aterros sanitários sejam reaproveitados, melhorando a qualidade de vida no planeta para as gerações futuras.
Na época em que vivemos onde a sociedade se mostra preocupada com a preservação do meio ambiente, é oportuno para as grandes empresas investirem nos programas de reciclagem.
O trabalho mostrou a reciclagem como vantagem competitiva em grandes empresas, e o impacto para o desenvolvimento sustentável, mostrando que a preocupação com a responsabilidade social e ambiental é compartilhada de maneira universal.
1. DEFINIÇÃO DOPROBLEMA OU OPORTUNIDADE
1.1 Caracterização da Organização e seu Ambiente
Desde o dia 1° de Janeiro de 2002, entrou em vigor a lei- Portaria 258/1999 do Conama; que tornou obrigatória a reciclagem de pneus. Empresas de todo o mundo (Tanto empresas importadoras quanto as fabricantes) passaram a ser obrigadas a coletar e dar destinação final, ambientalmente adequada a todos os pneus existentes em território nacional. Hoje são descartados no Brasil cerca de 17 milhões de pneus por ano, enquanto a reciclagem e o reaproveitamento dos pneus corresponde a cerca de 63 mil toneladas por ano. (CONAMA, 2009)
Enquanto nos anos 90, 0,5% do lixo urbano brasileiro era de