Trabalho
CAMPUS GUARAPARI
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE NO TRABALHO
Lista de exercícios nº1
Aluno: Bruna Nalesso, Julia Boni, Luiza Gaigher, Pâmela Miranda e Zilena Casali.
Turma: Eletromecânica-V4
Professor: Carlos Alberto Dutra
GUARAPARI
2011
INTRODUÇÃO
A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos advindos deste “progresso”. Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos da poluição do ar.
CAUSAS DA POLUIÇÃO DO AR
O nível nacional destaca-se, pelas suas emissões de gases tóxicos, as Unidades Industriais e de Produção de Energia como a geração de energia elétrica, as refinarias, fábricas de pasta de papel, siderurgia, cimenteiras e indústria química e de adubos. A utilização de combustíveis para a produção de energia é responsável pela maior parte das emissões de SOx (óxidos de enxofre) e CO2 (gás carbônico) contribuindo, ainda, de forma significativa para as emissões de CO (monóxido de carbono) e NOx (óxidos de azoto). O uso de solventes em colas, tintas, produtos de proteção de superfícies, aerossóis, limpeza de metais e lavanderias é responsável pela emissão de quantidades apreciáveis de Compostos Orgânicos Voláteis. A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a consequente urbanização da humanidade. Esses são os dois fatores contemporâneos que podem explicar claramente os atuais índices de poluição.
O tempo foi passando, centenas e centenas de anos, até que no afã de prosseguir, melhorando as condições de vida do ser humano, o progresso trouxe consigo problemas que nos foram intoxicando aos poucos, lesando-nos lenta, constante e