Trabalho
B: Um potencial de ação é uma inversão do potencial de membrana que percorre a membrana de uma célula. Potenciais de ação são essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos. Eles podem ser gerados por muitos tipos de células, mas são utilizados mais intensamente pelo sistema nervoso, para comunicação entre neurônios e para transmitir informação dos neurônios para outro tecido do organismo, como os músculos ou as glândulas.
C: Os filamentos de actina e miosina estão despostos entre si de modo organizado, de tal forma que, durante o estado de exitação da fibra, deslizam-se uns sobre os outros. Tal deslizamento força um encurtamento das miofibrilas que estão no interior de uma fibra o que, consequentemente faz com que a fibra inteira acabe também se encurtando.
D: O fator desencadeador da maior parte das contrações do músculo liso é o aumento dos íons cálcio intracelulares.
A contração do músculo liso é ativada por mecanismo inteiramente diferente, como se segue:
Combinação dos íons cálcio com a “calmodulina”- ativação da miosinaquinase e fosforilação da cabeça da miosina: Em vez da tropina, as células musculares lisas contêm grande quantidade de outra proteína reguladora, chamada calmodulina. A calmodulina desencadeia a contração ao ativar as pontes cruzadas de miosina.
E: A placa motora é o local em que um estímulo eléctrico tem de ser transformado em movimento, através de alguns mediadores químicos, o principal dos quais a acetilcolina, permitem essa transformação.
As sinapses, incluindo as placas motoras e o sistema nervoso autônomo sao colinérgicos,