Trabalho
As doenças do tecido conjuntivo é representada por um grupo heterogêneo doenças inflamatórias que atingem os órgãos do sistema respiratório pode ser envolvido em qualquer um dos componentes. As manifestações pulmonares tem fator de gravidade e do aumento de mortalidade. No envolvimento pulmonar DTC podem ser secundarias ou pode haver reações as drogas que são utilizadas em tratamentos cerca de 20% dos pacientes tem doença pulmonar intersticial (DPI) e são portadores de doença do tecido conjuntivo.
Dermatomiosite
As miopatias inflamatórias idiopáticas são formados por grupos heterogêneo que contém distúrbios como característica a fraqueza muscular proximal, aumento de enzimas muscular, etc.
A pneumopatia tem relação inversa como a elevação das enzimas musculares podendo se iniciar antes, durante e após o quadro muscular. A dermatomiosite polimiosite é associada pela presença de DPI anticorpos anti-jo1 outros anticorpos também podem esta presentes as provas funcionais tem papel importante no rastreamento e no seguimento das lesões pulmonares tento relação a VEF1/CVF normal ou elevada e redução de CPT, volume residual, CVF e DLCO sendo a ultima um fator de pior prognótico.
O padrão pneumonia intersticial (PINE) é descrito, já o pneumonia em organização (PO) é relacionado a achados de consolação e vidro fosco na TC, a pneumonia usual (PIU) é mais rara.
O tratamento é baseado na gravidade da dispneia alteração da função pulmonar.
Doença Reumatoide
A doença reumatoide (DR) é uma doença inflamatória sistêmica autoimune essa doença afeta 2% da população. A DR é causada por poliartrite simétrica, que pode levar a deformidade e destruição articular. As complicações pulmonares causam de 10-20% de morte. A DR e o tabaco tem relação por que o tabaco tem potencial patogênico no gênese de artrite reumatoide.