Trabalho
A chegada do tênis ao BrasilCom a vinda dos ingleses para o Brasil no fim do século XIX para atuarem no processo de urbanização de São Paulo e Rio de Janeiro, eles não trouxeram apenas uma bola de futebol em suas bagagens. Junto, vieram algumas raquetes e bolinhas para jogarem tênis, ou seja, o esporte desembarcou por aqui no mesmo período em que o futebol.
É assim que foi escrito pelos técnicos e engenheiros das empresas Light e a São Paulo Railway.
Em 1892, o clube do São Paulo Athletic Club, fundado por ingleses, inaugurou as primeiras quadras de tênis brasileiras. Outros clubes do estado paulista também começaram a construir suas quadras, assim como clubes do Rio Grande do Sul.
No ano de 1904, foi realizado um torneio interclubes com atletas do São Paulo, do Tennis Club de Santos e do Paulistano.No estado do Rio de Janeiro, somente o Fluminense tinha quadras de tênis e somente em 1916, o clube do Country Club, inaugurava suas quadras e apostava no esporte também.
O primeiro campeonato estadual disputado no Brasil, foi em São Paulo, em 1913, do qual, só seria conquistado por um brasileiro chamado Maercio Munhoz, em 1918, cinco anos depois da criação da competição que até então havia sido conquistada por atletas ingleses.
Em 1924, clube como o São Paulo Tênis Club acompanhado de mais nove clubes, fundaram a Federação Paulista de Tênis. Seis anos mais tarde a entidade já tinha 23 clubes filiados.
Em 1932, o Brasil estreava na Copa Davis com o melhor tenista brasileiro da época, Nelson Cruz, acompanhado de Ricardo Pernambucano, outro atleta de destaque na época.
Em 1938, o tenista brasileiro, Alcides Procópio, estreava em Wimbledon, na Inglaterra, marcando a primeira participação do Brasil nesta competição. Foi ele também o primeiro campeão brasileiro, em 1943, derrotando na final seu rival, Maneco Fernandes. |
Set – é o nome dado à divisão de uma partida de tênis, composta por vários games.
Normalmente, um set se finaliza com 6