Trabalho
Na teoria psicanalítica, é uma produção – quer seja um comportamento, quer seja um pensamento – resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa. O sintoma ao mesmo tempo que sinaliza, busca encobrir um conflito, substituir a satisfação do desejo. Ele é ou pode ser o ponto de partida da investigação psicanalítica na tentativa de descobrir os processos psíquicos encobertos que determinam sua formação.
12) Como se caracteriza a segunda teoria do aparelho psíquico?
É introduzido os conceitos de ID, EGO e SUPEREGO à primeira teoria.
ID: constitui o reservatório o reservatório da energia psíquica, é onde se localizam as pulsões. É regido pelo principio do prazer.
EGO: sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do ID, as exigências da realidade e as ordens do SUPEREGO. Procura dar conta dos interesses da pessoa. É regido pelo princípio da realidade, que, com o princípio do prazer, rege o funcionamento psíquico. As funções básicas do ego são: percepção, memória, sentimento e pensamento.
SUPEREGO: origina-se com o complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais são funções do superego. O conteúdo do superego se refere a exigências sociais e culturais.
13) Como se caracteriza o método de investigação da psicanálise? E a prática terapêutica?
É necessário resgatar a história pessoal do individuo, que está ligada a história de seus grupos e da sociedade em que vive para poder entendê-lo. No processo terapêutico busca-se desvendar o real, compreender o sintoma individual ou social e suas determinações, para isso usa-se o método interpretativo.
14) Qual a função e como operam os mecanismos de defesa do ego?
15) Qual a contribuição social da