Trabalho
Sabemos que a motivação humana para o trabalho permanece ainda como um dos grandes desafios dentro da realidade das organizações. Apesar das inúmeras e complexas teorias, a motivação, na prática, continua sendo enfocada com simplicidade e muito maior atenção esse assunto recebe.
MOTIVAÇÃO
A motivação está envolvida no sentimento de realização e de reconhecimento profissional que a pessoa manifesta ao realizar tarefas que tenha um significado importante para sua carreira. Dentro da empresa, as pessoas são motivadas quando sentem que são reconhecidas pela valorização do que fazem. Esse reconhecimento varia desde gratificações, promoções e elogios. Um funcionário que não se sente motivado na empresa em que trabalha não terá um bom desempenho e não estará colaborando para o crescimento da empresa. Ao contrário do funcionário que recebe elogios e gratificações e que a partir disso sente vontade de estar sempre buscando melhorias. Os seres humanos são motivados quando têm necessidades.
O que pode motivar um colaborador:
- Salários
- Benefícios
- Reconhecimento
- Bom humor da equipe
- Entrosamento com os colegas de trabalho
- Gostar do seu trabalho
DESMOTIVAÇÃO
No começo trabalhar em um novo emprego, é motivador. A idéia de aprender coisas novas e conhecer pessoas e ambientes diferentes é excitante e agradável. No entanto, ao fim de alguns meses, anos ou décadas, a rotina instala-se o desânimo e já nem se consegue levantar da cama só de se pensar no que vai fazer. A desmotivação no emprego pode acontecer e surge com frequência. Muitas vezes o problema nem é o trabalho que desempenha, mas o que o rodeia. Divergência de opiniões sucessivas, intrigas e conflitos com colegas ou patrões, injustiças face ao seu trabalho, excesso de controlo,