Trabalho
Marcos Daniel Bastos Ribeiro da Silva
Porto, Fevereiro de 2015
Universidade Lusófona do Porto- unidade curricular de Poluição da Água CET - Gestão Ambiental
Gestão de Recursos Hídricos em Israel e o conflito da água Israelo-Palestiniano
Trabalho de pesquisa realizado no âmbito do Tema Geral «A importância da Gestão e Planeamento de Recursos Hídricos na Qualidade da Água», dado pelo Sr. Professor Joaquim Pais Barbosa
Marcos Daniel Bastos Ribeiro da Silva, aluno nº 21401944
Porto, Fevereiro de 2015
Reflexão
«…após vários dias sem grandes ideias sobre o subtema de trabalho a escolher dentro do tema A Importância da Gestão e Planeamento de Recursos Hídricos na Qualidade da Água, eis que de rompante me surgiu a ideia de concentrar os meus esforços na apresentação de um assunto completamente enquadrado no pretendido e que genealogicamente me diz tanto…*Elohim ivarech et medinat Israel »
Daniel Silva
Índice
Resumo
O presente trabalho enquadrado no tema chave de «A Importância da Gestão e Planeamento de Recursos Hídricos na Qualidade da Água» tem como objetivo demonstrar a preciosidade que o bem água adquire em países como Israel e a forma racional com que esta cada vez mais terá de ser gerida para que uma sociedade desenvolvida e equilibrada consiga subsistir ao longo dos anos vindoiros.
Além de uma mera apresentação do conceito gestão e planeamento de recursos hídricos na qualidade da água para um nível sustentável de consumo, num país de características climatéricas e geográficas tão peculiares como é Israel, pretendo também com este trabalho abranger a vertente política/económica do assunto que a meu ver abarca questões pertinentes para o caso.
Introdução
Contextualização do País:
Com seu formato longo e estreito, Israel tem cerca de 470 km de comprimento de norte a sul do País e