Trabalho
Para cálculo de elasticidade, precisamos primeiramente de uma série histórica de dados. São necessários ao menos 2 períodos, mas quanto maior o número de dados, mais apurado poderá ser o cálculo, principalmente se utilizar técnicas econométricas.
Abaixo demonstramos um cálculo de elasticidade para um produto qualquer, com apenas 2 períodos e aplicando-se a fórmula padrão de cálculo:
PERÍODO
RENDA QUANTIDADE
JAN/2015
R$1000,00 480
FEV/2015
R$1100,00 500 Aplicando-se a fórmula:
Entendendo o resultado: para cada variação percentual de 1% na renda do consumidor, a quantidade demandada variará em 0,4%.
Se a elasticidade de renda for menor que 1 e positiva, o bem é inelastico a renda. Se for maior que 1 e positivo o bem é elástico a renda. Se for negativo o bem é considerado inferior, ou seja, aumentos de renda geram redução na quantidade demandada, normalmente devido a substituição por outros bens. Por exemplo, a carne de segunda, um aumento da renda gera uma redução de demanda via substituição da carne de segunda por outra de melhor qualidade.
D) A elasticidade cruzada da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada de um bem dado uma variação percentual no preço de outro bem substituto. Por exemplo, de quanto seria o aumento na quantidade demandada de margarina se houvesse um aumento no preço da manteiga.
Para cálculo de elasticidade, precisamos primeiramente de uma série histórica de dados de preço e quantidade para os bens analisados. São necessários ao menos 2 períodos, mas quanto maior o número de dados, mais apurado poderá ser o cálculo, principalmente se utilizar técnicas econométricas.
Abaixo demonstramos um cálculo de elasticidade cruzada, com apenas 2 períodos e aplicando-se a fórmula padrão de cálculo:
PERÍODO
PREÇO MANTEIGA