TRABALHO
NOME DO CURSO
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
TÍTULO DO TRABALHO:
Subtítulo do Trabalho, se Houver
Cidade
Ano
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
TÍTULO DO TRABALHO:
Subtítulo do Trabalho, se Houver
Trabalho de ........ apresentado à Universidade Norte do
Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de .........
Orientador: Prof.
Cidade
Ano
INTRODUÇÃO:
A consolidação da educação básica e superior como componente da educação escolar e como direito de todos os cidadãos é um objetivo não somente do governo mas de toda a sociedade brasileira.
Portanto, além de garantir as condições de acesso e permanência de crianças, jovens e adultos nesses componentes educacionais, é preciso construir um projeto político-pedagógico de educação básica e superior de qualidade, comprometido com as múltiplas necessidades sociais e culturais da população.
Tendo como objetivo: melhorar a qualidade da educação para que todos aprendam mais e melhor.
Desta forma, desenvolver o educando e prepará-lo para o exercício da cidadania e do trabalho, para que o mesmo domine conhecimentos, dotado de atitudes necessárias para fazer parte de um sistema político, participar dos processos de produção da sobrevivência e desenvolver-se pessoal e socialmente. .
O projeto político-pedagógico é visto como um documento programático que reúne as principais idéias, fundamentos, orientações curriculares e organizacionais de uma instituição educativa ou de um curso.
Não deve existir um padrão único que oriente a escolha do projeto de nossas escolas. Não se entende, portanto, uma escola sem autonomia, autonomia para estabelecer o seu projeto e autonomia para executá-lo.
“A escola faz parte do seu projeto de vida. Afinal de contas, passamos muito tempo na escola para sermos meros clientes dela, não há educação e aprendizagem sem sujeito da educação e aprendizagem.”
O presente trabalho foi baseado no projeto