Trabalho
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: As crise que afetou a economia
Betim,
2015
Administração Financeira: As crise que afetou a economia
Artigo Científico apresentado à SENAC como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Nome do Curso Orientador: Prof
Betim,
2015
Administração Financeira
1. A evolução da administração financeira
A administração financeira tem como objetivo básico nas organizações obter maio rentabilidade possível sobre o investimento efetuando na empresa ao menor risco possível. No entanto, de acordo com a sua evolução financeira oram sofrendo mudanças.
Estima-se que administração financeira surgiu por volta de 1900, como um campo de estudo separado que visava orientar e legalizar a empresas que estavam prestes a ingressar no mercado, o seu objetivo, através dos vários tipos de diferentes títulos, era o levantamento de capital.
Durante os anos de 1929, com a famosa crise de crack da bolsa de nova York, o objetivo voltou-se para concordatas e reorganização, para a liquidez das empresas e regulamentação doa mercados de títulos.
Nos anos de 1940 e 1950 as finanças seguiam como disciplina descritivas e institucional e eram ensinadas somente a estudantes. A área de finanças era mais entendida como um serviços terceirização. Na década de 1950 o foco mudou para decisões administrativas objetivando a maximização da riqueza organizacional, surgindo a partir daí decisões sob empréstimos, financiamento e investimentos, surgiam também os riscos, mas ainda assim era um negócio muito rentável.
Já nas década dos anos de 1990, o foco principal era a maximização dos valores da empresa. Uma metodologia aplicada para obter um maior êxito na maximização das riquezas era o pagamento de remunerações, como bônus aos gestores, como forma de incentivos para melhorar e render mais os serviço por eles exercidos. Este processo mudou o olhar dos acionista, “os gestores