Trabalho
Uma sociedade é composta por indivíduos, que apesar de serem diferentes um dos outros devem, ou deveriam seguir as mesmas regras e orientações impostas pela própria sociedade em que eles estão inseridos. A cidadania diz respeito a exatamente isso, os deveres e os direitos de um individuo, que devem ser exercidos e respeitados pelos outros cidadãos presentes dentro daquela sociedade. Por se tratar de um grupo bastante amplo, na sociedade existem indivíduos com divergências e comportamentos diferentes uns dos outros, tornando assim, natural que indivíduos que compartilham dos mesmos costumes e ideias, que partilham de uma cultura parecida, formem grupos dentro dessa sociedade, esse comportamento pode ser definido como etnia social. Quando um grupo de pessoas que faz parte desse conjunto de semelhanças chamado etnia social se concentra, pode haver certo isolamento com o resto da sociedade e a formação de uma sociedade secundária, os chamados enclaves.
Os enclaves podem possuir suas próprias regras diferentes das estabelecidas na sociedade principal que a cerca, onde o respeito e a facilidade de se adaptar a essas regras dentro dos enclaves são mais fáceis, por se tratar de um grupo que está adaptado a conviver entre si, dando assim o respeito dos direitos e a aplicação dos deveres, a cidadania em geral, uma naturalidade.
A união desse grupo facilita o convívio entre os seus semelhantes, mas acaba complicando e provocando até um estranhamento com os costumes do resto da sociedade em que o individuo, por mais que esteja presente ali, não está adaptado por uma questão de escolha própria ou de naturalidade.
Podemos concluir que os enclaves são apenas a parte explicita de uma divisão, de uma sociedade que já é dividida por natureza.